O Centro Sócio-Cultural e Desportivo de Sande S. Clemente deve as suas origens à Junta de Freguesia de 1985, que idealizava uma freguesia dotada de estruturas sociais que pudessem dar apoio aos seus membros da população mais desfavorecidos. Com um âmbito de ação capaz de dar resposta a algumas problemáticas, a Junta constatou não ser a entidade competente para solucionar as problemáticas da primeira infância e da idade adulta avançada. A Presidente da Junta de então, Maria da Conceição Mendes Marques, o Secretário, David Pereira Dinis, e o Tesoureiro, José Jorge Ressurreição Ribeiro, decidiram assim impulsionar a criação de uma Associação sem fins lucrativos que envolvesse a participação de outros elementos da comunidade.
Corria o ano de 1986 quando este grupo de pessoas deram início aquele que é hoje o Centro Sócio-Cultural e Desportivo de Sande S. Clemente. A constituição legal da Instituição viria a realizar-se no dia dezoito de Dezembro de 1987.
Os primeiros estatutos, viriam a ser registados a 22 de Janeiro de 1992 e aprovados pela Direcção Geral da Segurança Social a vinte e cinco de Maio de 1992.
Em 1989 decorrem as primeiras eleições para eleger os corpos gerentes do Centro Sócio-Cultural e Desportivo de Sande S. Clemente: Assembleia Geral, Conselho Fiscal e Direcção.
O Centro Sócio-Cultural é uma entidade cujo principal objectivo a que se propõem é promover em colaboração com as famílias, o desenvolvimento físico, emocional, intelectual e social da criança, bem como o de proporcionar as condições para a estabilização ou retardamento do envelhecimento das pessoas idosas.
Apresenta-se, desde a sua fundação, como um dos principais agentes dinamizadores do desenvolvimento social na freguesia de S. Clemente de Sande.
Atualmente, através das suas valências sociais, apoia cerca de 100 utentes, dos 4 meses de idade aos 95 anos.
É ainda um dos principais empregadores de S. Clemente de Sande, tendo ao seu serviço cerca de 30 colaboradores, alguns dos quais, têm-se mantido ao serviço da Instituição desde a sua fundação.